domingo, 5 de junho de 2011

Na tela do laboratório: Super Mario World!

Pois é, queridos, não somente de filmes e música este blog vive. Eu estava bem animado para falar com vocês sobre uma recente descoberta dos cientistas que a Via Láctea tem gosto de framboesa (sim, eu não estou brincando) e que temos um sucão no espaço, mas a piada seria muito infame para ser postada e o Gui e o Gê não me deixaram prosseguir com a idéia. Então, estava eu feliz e contente em meu computador, quando minha amiga Lari envia o som do Super Mario Bros e a luz veio. Eu faria uma matéria sobre o clássico jogo de SNES que conquistou a minha geração (chupem essa, geração Restart!) e ainda hoje é considerado um dos melhores jogos já feitos pela Nintendo. Super Mario World.


Mario? Que Mario? ~~RISOS~~



Também conhecido por Super Mario Bros 4, talvez seja um dos jogos mais populares desenvolvidos pela Nintendo para a sua plataforma Super Nintendo Entertainment System (SNES) contando a história que todos já conhecem dos irmãos encanadores que precisam salvar a Terra Dinossauro de Browser, viajando pelas regiões para alcançar o castelo do maior antagonista dos vídeo games de todos os tempos. Ainda na forma de cartucho, foi sucesso de críticas e venda, possuindo mais de 20 milhões de cópias vendidas pelo mundo, sendo relançado três vezes, primeiro em Super Mario All-Stars, para GameBoy Advance e, por fim, Wii em 2007 com algumas modificações do jogo original.

O jogo é desenvolvido em duas dimensões, possuindo como visão para o jogador dois planos diferentes não comunicáveis, o mapa geral e a fase a qual ele se encontra. Como jogabilidade, comparando com hoje em dia, não há muito o que ser feito, porém para a época possuía uma variedade de possibilidades para o jogador, sendo um game recheado de easter eggs, como truques e atalhos para finalizá-lo, conquistando a maioria das pessoas por tal fato. Além da ampla possibilidade dos mapas, apresenta, também, as famosas transformações de Mario, desta vez em "super herói" ou capaz de produzir bolas de fogo, assim como o companheiro do encanador, Yoshi, que também adquire novas capacidades de acordo com o casco de Koopa Troopa que ingere, aumentando as possibilidades de jogabilidade.



A história do jogo é simples. Depois de salvar a Terra das dorgas, mano riariaira do Cogumelo, os irmãos Mario e Luigi, aquele que a gente sempre esquece da existência, decidem passar as férias na Terra dos Dinossauros. Porém, enquanto descansam na praia, a vadia da Princesa Peach desaparece. Depois de horas procurando, sem conseguir encontrá-la, os irmãos encontram um ovo que se racha e dá origem ao dinossauro Yoshi, que os informa que seus amigos estavam sendo aprisionados em castelos por tartarugas malvadas, o que faz com que eles cheguem à conclusão de que aquilo somente poderia ser obra do rei dos Koopa, Browser, e seus Koopalings. Então, começa a aventura em busca da princesa e do resgate dos dinossauros pelas terras encantadas, lutando contra tartarugas, peixes, coisas estranhas... Tudo aquilo que já estamos mais do que acostumados nas fases de Mario.

Este jogo pode ser encontrado para download, assim como o emulador que poderá rodá-lo, uma vez que tanto a plataforma quanto o próprio jogo são difíceis de encontrar, pois sua produção se encerrou em meados dos anos 90, quando fora lançada a nova plataforma da companhia, o Nintendo 64. Também é possível encontrá-lo em emuladores próprios para video games atuais, garantindo horas de diversão entre familiares, sendo um jogo extremamente família e de fácil compreensão. É classificado como jogo para todas as idades e ganha 10 pontos na nossa escala, conquistando 5 tubos. Não esqueçam de pegar suas chaves inglesas, a boina vermelha e o bigode e rumo à luta!

Nenhum comentário: