segunda-feira, 30 de maio de 2011

Top 5: Tim Burton

Pois é, galera. Eu sei que vocês não aguentam mais me ouvir falar de filmes, mas culpem Hollywood por eles estarem sempre fazendo filmes e deixando o seu querido cientista sofrer de cinefilia. Hoje trago a vocês o meu top 5 especial Tim Burton, para que esta segunda comece com muitas aventuras nas mãos dessa turma do barulho. Então peguem o seu saco de pipocas, o refrigerante tamanho XXL e VEM COMIGO!



Para quem não conhece o cineasta, Timothy William Burton nasceu em 25 de agosto de 1958, sendo o primeiro filho do casal Bill Burton e Jean Erickson. Durante o seu colegial, participou de um grupo chamado "Oh Shit Studios", divertindo-se com livros sombrios e filmes de terror de baixo orçamento, sendo descrito, pelo próprio, como um garoto de infância peculiar, imaginativa e perdida em seus próprios pensamentos. Ganhou sua bolsa no Instituto das Artes da Califórnia pela Disney, estudando durante três anos animação e sendo contratado pela empresa logo em seguida como aprendiz de animador. Trabalhou em diversos projetos, conseguindo, mesmo com enredo pouco infantis, espaço para criar e desenhar para O Estranho Mundo de Jack (The Nightmare Before Christmas, 1993), um de seus maiores sucessos. É recorrente em seus filmes vermos o seu grande amigo Johnny Depp e sua esposa, Helena Bonham Carter, atuando em sintonia com o cineasta, estampando, junto a ele, cartazes de grandes filmes com sucesso de bilheteria.

#5 - Os Fantasmas Se Divertem - Beetlejuice, 1988
O filme de comédia com toque mais dark conta a história do casal Barbara e Adam Maitland, que, em uma viagem, acabam falecendo em um acidente de carro, retornando à sua casa na forma de espíritos, descobrindo, posteriormente, tal condição. Eis que sua casa é vendida para o aspirante a escultor Charles, sua segunda esposa, Delia e sua filha gótica Lydia, transformando o local em praticamente uma arte moderna, fazendo com que os fantasmas procurem aconselhamento na pós-vida e descobrindo que precisarão ficar na casa durante 125 anos e que, se querem expulsar os novos residentes, cabe somente a eles fazê-lo. Por mais que tentassem espantá-los, nada acontecia. Com isto, o casal contrata os serviços de Betelgeuse, um "bio-exorcista" freelancer, para expulsá-los. É divertido, é assustador, é filme família. Um filme delicioso pra se ver, mesmo com os efeitos especiais um pouco... Lindos.

#4 - A Fantástica Fábrica de Chocolate - Charlie And The Chocolate Factory, 2005
A refilmagem do clássico de 1971 tem como Willy Wonka, em uma interpretação fascinante, Johnny Depp. Tudo gira em torno do mirrado e pobre Charlie Bucket, um garoto sonhador que quer mudar a realidade de sua família, que consegue um ticket para a fantástica fábrica de chocolates Wonka, uma companhia que havia fechado o acesso para suas dependências devido problemas com espionagem industrial na busca da receita de seus doces, demitindo todos os seus funcionários (entre eles, o avô de Charlie). Junto a ele, outras quatro crianças ao redor do mundo também ganham o acesso à fábrica. O filme é colorido, com músicas que grudam feito chiclete em nossas cabeças e dá vontade de morrer de tanto comer chocolate. É amor.


#3 - Edward Mãos de Tesoura - Edward Scissor Hands, 1990
Mais uma vez, Johnny Depp. Talvez o filme mais famoso de Tim Burton, é sobre uma senhora contando a história de Edward, um garoto que possuía mãos de tesouras criado por um inventor, para a sua neta. O inventor estava terminando de construí-lo quando teve um ataque cardíaco, deixando-o incompleto para sempre, com as mãos constituídas por tesouras. Muitos anos após sua criação, uma vendedora da Avon, Peg Boggs, encontra-o na mansão de seu criador, decidindo levá-lo para casa. Os dois se tornam amigos e ela decide fazer com que ele tenha uma vida normal, incluíndo-o em uma sociedade hipócrita e preconceituosa, enquanto este somente se apaixona pela mulher que o salvou. Lindo. É tudo o que tenho a dizer.


#2 - A Noiva Cadáver - The Corpse Bride, 2005
O musical completamente feito por bonecos de massinha possui em seu elenco Johnny Depp na voz de Victor e Helena Bonham Carter na voz de Emily, a noiva. Victor é o filho de mercadores que possui um casamento arranjado com Victoria para que sua família ascenda socialmente, e ambos possuem medo de que viverão infelizes com alguém que sequer viram em sua vida. No entanto, tal quadro muda quando Victor visita sua futura esposa pela primeira vez, apaixonando-se perdidamente. O problema é que o homem é um desastrado e acaba com o ensaio do casamento, indo para a floresta clarear sua cabeça. Num ensaio completamente sozinho, o homem finge que um estranho galho é o dedo de sua noiva, pedindo-o em casamento. Mas o que ele não sabia é que o "galho" era a falange de uma cadáver, que volta à vida, aceitando o pedido de casamento. É um dos filmes mais bonitos que já assisti, possuindo um clima dark e fofo, romântico e triste, engraçado e medonho. É bom preparar a caixinha de lenços.


#1 - O Estranho Mundo de Jack - Nightmare Before Christmas, 1993
Outro musical feito por bonecos, O Estranho Mundo de Jack é apaixonante. Jack Skellington é o campeão de sustos e principal atração do festival de Halloween da Cidade do Halloween, local onde todas as criaturas assustadoras habitam, sendo chamado de "O Rei Da Abóbora", maior símbolo da data. Um dia, passeando pela floresta fora da cidade, acaba abrindo um portal para a Cidade do Natal, ficando maravilhado com as luzes, presentes e felicidade que existe naquele município. Decide, então, mostrar aos residentes de Halloween tudo aquilo que descobrira em sua viagem, decidindo, em sua obcessão, que iria roubar o cargo de Papai Noel, ou Pai Natal, e fazer um evento diferente, porém no espírito mais sombrio que estava acostumado. O filme é simplesmente fantástico, sendo leve e nem um pouco assustador, possuindo o famoso caso de amor "Jack e Sally", que inspira qualquer um. É um dos meus filmes prediletos.


É isso aí, cientistas. Espero que gostem das dicas de filmes e, se possuem outros filmes favoritos do diretor, é só deixarem seus comentários. Até a próxima!

Nenhum comentário: