sábado, 14 de novembro de 2009

Fanfictions

Antes de começar, a equipe do Tubo sem Ensaio pede desculpas a todos os nossos leitores pela impossibilidade de atualizar o blog nos dois últimos dias. Isso aconteceu porque tanto eu, quanto o Mutt e o Brunezzi andamos meio ocupados... Na verdade estávamos atolados cheios de coisas e problemas pra resolver. Prometemos que vamos ser blogueiros bonzinhos e não vamos mais atrasar, tudo bem fofurinhas da minha vida? Só por favor, não matem a gente -q ... Tá bem, vou confessar: a culpa do nosso atraso é porque tivemos que ir pro Rio de Janeiro nesses dias, pois fomos convidados a jantar com a Madonna, nossa grande amiga, que fez questão da nossa presença enquanto estava no Brasil. -NOT!


No post de hoje, vamos falar sobre um dos muitos 'mundos paralelos' que existem por aí. Você já ouviu falar em FANFICTION? Sim? Então azar o seu, porque eu vou explicar o que é de qualquer jeito MUAHAHA!


Fanfiction é um termo que vem do inglês, e significa ficção criada por fãs. Tá bem, mas que diabos é isso? Criar uma fanfiction é, basicamente, utilizar-se de personagens que já existem, seja na literatura, na televisão, no cinema, enfim... Utilizar-se desses personagens para criar situações extras, ou seja, que não tenham nenhum compromisso com a história original. Numa fanfiction, você pode fazer por exemplo com que o vilão se apaixone pelo mocinho, e tenham os dois um final feliz. Pode por exemplo fazer com que um vampiro case-se com um lobisomem, pode fazer com que o Spider Man se apaixone pelo Batman, pode fazer com que um Pokémon vire o presidente dos Estados Unidos... OU SEJA, pode criar a bagaça que quiser!




Mas engana-se aquele que pensar que fanfiction é só juntar personagens diferentes que já existem em uma situação inusitada e montar um romancezinho improvável... Uma fanfiction pode muito bem ser completamente original! Você cria sua história, seu enredo, seus personagens, e tudo o mais. Esse tipo de material tem MUITA aceitação nos ambientes das fanfictions, inclusive as histórias originais são as mais procuradas em muitos sites que existem. Mas qual o propósito de toda essa criação?


Basicamente, uma fanfiction serve para o entretenimento. Quando uma série literária, como por exemplo a saga Crepúsculo de Stephenie Meyer, acaba, os fãs da série não querem deixar que a história se perca nas prateleiras. Um livro do qual não se lê mais sobre, é uma ficção morta. De que adianta uma história encantar milhares de pessoas e depois que acabar simplesmente não ser mais lembrada? É pra isso que existem as fanfictions, para que os personagens sejam eternizados e nunca percam seu encanto (mesmo que para isso tenham que manter relações inusitadas de homossexualismo, canibalismo ou seja lá o que for -q) .

Os fãs são cruéis, migs! A gente lê cada coisa por aí... *tenso*
Mas e pras histórias originais? Qual a finalidade delas?
Elementar, meu caro leitor. Os originais servem para criar novos mundos, descobrir talentos e principalmente, afogar mágoas dos emos -n .


As histórias mais comuns entre as fanfics são as que envolvem personagens de Crepúsculo, Harry Potter, mangás e animes como Naruto e Bleach, seriados de TV, tais como Supernatural e Heroes, e até mesmo artistas independentes, como bandas de rock e etc. Nos sites, também é possível encontrar não só contos, mas poesias, paródias, músicas, entre outros. É um mundo muito divertido, onde as pessoas testam suas capacidades de escritor e roteirista, o que alguns fazem muito bem, inclusive. Mas já deixo o aviso, você pode encontrar de TUDO nesse mundo, então prepare-se pra ver coisas bizarras... aiquemedah
Existem muitos sites americanos sobre isso, por exemplo, o FanFiction.net. Um ótimo site brasileiro sobre o tema é o Niah! Fanfiction, onde existem milhares de escritores e milhões de leitores. Lá você vai encontrar de tudo, desde Senhor dos Anéis até Turma da Mônica. Dê uma conferida, escolha uma categoria que te agrade e caia nas viagens de fãs doidosdepedra talentosos que só querem preservar seus personagens e ídolos preferidos para sempre. Afinal, imaginação é tudo. =)

2 comentários:

carol disse...

Ge, adoro seus posts...mas bem q vc poderia falar sobre o Filme 2012 neh?! adorei ele e gostaria de ouvir uma cirtica desente..como as q vc sempre faz..bjoo

gabriel duque -s disse...

MORRI DE RI DAS IMAGENS HAUAHUAHUAHUAHUAHAUHAUHAUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHAUHAU