quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Prayers for Bobby

Devido ao apagão de ontem, nosso amigo Muttano não pôde postar hoje, então estou invertendo a ordem, amanhã ele vai alegrar vocês com mais um post =) . Há boatos de que o apagão foi uma estratégia de marketing viral para promover a estreia do filme-catástrofe 2012, nessa sexta-feira, 13. Eu acho que é a explicação mais confiável pra essa bagaça toda. Bom, vamos ao post...


Semana passada meu namorado comentou comigo sobre um filme que havia sido lançado nos EUA em janeiro, e que não sei porque cargas d'água não foi trazido para o Brasil. Ele me mostrou o trailer do tal filme, e confesso que logo nas primeiras cenas eu já fiquei emocionado com a forma em que a história é apresentada. Fui então pesquisar sobre ele, e descobri que é muito mais do que uma simples produção da rede Lifetime americana.


'Prayers for Bobby', ou, numa tradução mais simplificada, 'Orações para Bobby' é um filme baseado em fatos reais, mais precisamente no livro de mesmo nome escrito por Leroy F. Aarons a mais de uma década. A história gira em torno da família Griffith, cujo filho adolescente, Bobby Griffith, cometeu suicídio por sua mãe extremamente conservadora e religiosa não aceitar sua homossexualidade.


Agora você diz:
VALEW GÊ, VOSE COMTOU O FINAL DO FILME ¬¬

Engano seu migs, rs. Esse é praticamente o início do filme. O fato de saber que Bobby comete suicídio não é a grande questão do filme, e sim o que esse ato trará para sua família e legado. Antes de contar mais alguns detalhes da história, eu quero fazer uma súplica: mesmo que você não seja homossexual, leia o resto do post e se possível assista ao filme. Se você é seguidor de uma doutrina religiosa conservadora, que não permite esse tipo de relação, tem preconceito, ou seja lá o que for... Bom, aí você deve assistir MESMO. Lembre-se sempre de que é uma história real, não apenas ficção. É o retrado da realidade social no nosso mundo. E não se preocupe, não tem cena de sexo homossexual no filme, se é o que te afasta de assisti-lo. no máximo uns pegas aqui e ali, não podia faltar -q


Então, vamos ao que interessa: os spoilers -n o enredo do filme!



Os Griffith sempre foram conservadores, altamente religiosos e um 'exemplo' de boa família. Sob os dogmas do cristianismo, sempre viveram em harmonia com o mundo. Essa perspectiva fica abalada quando eles descobrem que Bobby, seu filho mais novo, é homossexual. Em pouco tempo, a rotina na casa muda, visivelmente. Eles não julgam o garoto por sua tendência sexual, muito pelo contrário. Dão a ele todo o apoio que eles julgam necessário para superar isso. O problema é que esse apoio não é para fazer Bobby entender o que é homossexualidade e ser feliz com ela, e sim para 'curá-lo' desse pecado condenado pelas escrituras sagradas.


Nisso, Bobby já começa a ter depressão, por saber que a família odeia o que ele realmente é. Com o tempo, todos passam a aceitar a homossexualidade de Bobby como algo normal, exceto sua mãe, Mary Griffith. Ela abusa dos recursos que julga necessários para não 'mandar o filho pro inferno'. O leva a psicanalistas, igrejas, grupos de auto-ajuda, entre outros. Sempre com o pensamento errôneo de que a homossexualidade é um mal que pode ser arrancado se tratado com perseverança. Bobby não aguenta essa pressão de sua mãe, e entende que ela nunca conseguiria conviver com a ideia de ter um filho homossexual. Decide então virar purpurina -n se matar.


A partir da morte de Bobby, tudo começa a mudar. A mãe do garoto ainda permanece com sua convicção religiosa, mas começa a ser assolada pela culpa de 'ter matado o próprio filho'. A família passa a refutar as atitudes dela, e então ela vai em busca de uma solução para sua culpa. É aí que ela conhece a Metropolitan Comunity Church (Igreja Comunitária Metropolitana), uma congregação que busca dar novas interpretações às escrituras da bíblia sobre tantos assuntos tidos como tabus, inclusive a homossexualidade. Daí em diante, sua vida muda.
O que acontece com Mary Griffith e o resto da família eu não comentarei aqui, pois são as cenas mais importantes e emocionantes do filme. Há uma cena, porém, que é a mais tocante, e merece ser mencionada apenas pra guiá-los sobre o rumo tomado pela mãe de Bobby. "A morte de Bobby foi culpa da ignorância de seus pais", ela diz em rede nacional, num congresso americano.
É um filme extremamente reflexivo, que vai te fazer chorar em alguns momentos, mas principalmente pensar sobre o que você acredita ser uma 'verdade absoluta', não somente neste mas em muitos outros tabus. Seguindo a classificação criada pelo nosso amigo Bruno Monezzi, e da qual eu vou fazer uso agora, Prayers for Bobby leva 5 tubos e nota 9,0.
A atuação da atriz Sigourney Weaver como Mary Griffith é brilhante. O filme pode ser baixado, já que não tenho registros dele em locadoras no Brasil. A quem não quer fazer download e entende bem inglês, eu aconselho a fazer o mesmo que eu e procurar o filme no YouTube, pois ele está disponível completo em 9 vídeos de 10 minutos cada. Pra encerrar o post, deixo a versão legendada do trailer. ;)



5 comentários:

Guilherme Teodoro disse...

Chorei o filme todo, é uma baita lição de vida, e me deu forças pra continuar.
Recomendo, sendo você homossexual ou não, preconceituoso ou não, religioso ou não.

Gê Homrich disse...

Em apenas uma semana eu assisti esse filme 4 vezes. Chorei desde o trailer, desde a primeira até a última cena do filme em todas as vezes que vi. Quem achar que isso é só 'drama' nosso, eu posso garantir: até o mais preconceituoso dos seres humanos vai derramar uma lágrima. Como Mutt disse no post anterior, é uma lição de vida. A única preocupação que eu tenho é a quantidade de outros Bobbys que existem por aí, e que infelizmente não tiveram ou não terão tempo de aprender que a vida vale a pena, seja ela fácil ou não.

carol disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bells disse...

po tava até empolgada achando q tinha cena de sexo homossexual estilo brokeback mountain D:

Anônimo disse...

Bobby não se suicidou só porque sua mãe não aceitava sua inclinação sexual,ele foi traído pelo David,seu namorado.