quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Relembrar é viver: Feliz dia do peru.

É isso aí, garotada, feliz dia do peru. Não, não é dia do país Peru ou do animal peru ou daquilo que homens possuem entre as pernas. É o Thanksgiving (dia de Ação de Graças) que ocorre principalmente nos países norte americanos.

MAS PERA AÍ. O THANKSGIVIN' NÃO É UM FERIADO ~~AMERICANO~~?

Calma, seu apressado, já vou chegar lá. Antes, vamos ter um momento History Channel com o tio Brunezzi - por isso a seção Relembrar é Viver no blog - para poder entender o que é o dia de Ação de Graças. Existem duas vertentes do Thanksgiving, o estadounidense e o canadense. Como a maioria é acostumada com o american way of life, nosso tubinho também abordará a americana.


Após maldades do tempo contra os peregrinos - os tiozinhos de ceroulas e as mulheres com chapeuzinho esquisito - a colheita finalmente deu certo no verão de 1621. O governador da vila de Plymouth, Massachussetts, mandou o povo da vila organizar um festival de agradecimento aos Deuses para o outono deste mesmo ano e para o banquete, mataram perus, patos, peixes e usaram o milho. Com a suruba festa organizada, cerca de 90 índios resolveram aproveitar a boca livre e comer também em grandes mesas postas nas ruas das vila.
Durante décadas o dia não foi marcado como feriado nacional, sendo somente declarado por Abaham-Lincoln, o carinha barbudo, que toda quarta quinta-feira do mês de novembro seria o Thanksgiving Day, mesmo que o Roosevelt, um presidente que não possuía roupa para lavar e ficava se preocupando quando seria o dia do feriado, tentou mudar para a terceira semana e não a quarta como a tradicional.
Além dos Estados Unidos e Canadá, o dia de Ação de Graças é comemorado em Granada e Brasil, basicamente em países com famílias de origem americana, algumas igrejas cristãs, universidades confessionais metodistas e cursos de inglês em geral.

Por que será?

O dia de Ação de Graças é instaurado para todos agradecermos pela nossa colheita do ano, agradecer tudo aquilo que deu certo e demonstrar nossa gratidão pelo o que aconteceu.
Pelo twitter, consegui declarações de alguns coleguinhas sobre o que eles são gratos:


No Thanksgivin' sou grato por ainda não ter perdido a criatividade pra postar no blog, no dia que isso acontecer eu semato -q
@moyaji

Sou grato pela minha vida, por tudo que tenho e por tudo que tenho fé que vou possuir, por ter ótimos amigos e uma ótima família.
@rodriguesluucas

Não sou grato, gratidão é para fracos.
@omgcaio o revoltado

Bem.. de certa forma eu amadureci mt esse ano. Acho que isso conta neh?!
@SegondB

Nada a agradecer. Tá um calor infernal, é dia de vencimento da fatura do cartão, dia de rodízio, dia da Grande Família...
@Lvieira1

Sou grata pelos amigos maravilhosos que eu tenho, que são como irmãos que sempre quis ter *o*'. isso? e.e" -Q
@marismachado


Eu mesmo sou grato por ter conseguido amadurecer muito este ano, superar barreiras que eu nem imaginava que conseguiria sozinho e perceber que eu sou realmente forte - algo que eu também não imaginava.
Por mais que 2009 foi um ano complicado para muitas pessoas, fácil para outras, ela marcou do seu modo. Thanksgiving é mais do que um dia em que pessoas de cueca e chapéu fizeram um banquete para um bando de mortos de fome agradecer a colheita. É o dia para parar e analisar tudo o que você fez e passou esse ano, procurar o que acrescentou algo em sua vida e, então, agradecer por tudo isso, uma data de confraternização.
E você, pelo o que é grato?



PS DO AUTOR: há um projeto de nova seção no Tubo sem Ensaio, o H2Oh My God!
O que ele se trata? É um post dedicado aos leitores, contando anônimamente algum problema ou situação engraçada enviado por vocês mesmos e comentado por nós da equipe do TsE. Para isso, preciso que vocês enviem para tubosemensaio@hotmail.com a sua própria história para que nós possamos escrever aqui e ajudar/comentar como bons cientistas malucos! Lembrem-se que o TsE é feito por vocês, para vocês. Estamos aguardando :P

6 comentários:

Unknown disse...

Olha estou ali. -qq
É, no dia de ação de graças eu sou bem calminho e grato pelas coisas mas nunca é assim, então não se enganem, :F

Gê Homrich disse...

AJOISJAIOSJAOIJSA morri com a foto do peru."NEM CURTO" aposkaopska Hoje de noite vou pra uma festa de Thanksgivin' no cursinho de inglês de uma amiga, e segundo ela é o professor que vai entrar com o peru rsrs... então vamos lá, comer o peru do professor, né? Brunezzi, parabéns mais uma vez e obrigado por me fazer rir horrores aopskapoksa
PS: se descobrirem quem é o @moyaji eu dou meu peru -q-n

Mari disse...

HIUDHASIUDHASD olha eu apareci :D
e morri com o comentário do Gê. haha, nem irei em nenhuma festa de Thanksgivin' hoje ç_ç não comerei o peru de ninguém -qn

Mah. disse...

AEIUHAEUIAEHAEIUHAEIUH AMEI A FOTO DO "NEMCURTO" plz.

Bru owna, eu já disse que adoro teus textos, guri? Eu juro que não minto, é sério, adoro muito... Tinha que ter alguém ~~sério~~ nesse blog afinal...
HAHAHAHA, esquece, mas o post tá lindo e eu entendo aquele peru.

Bjos, =**

Logan H. Deláney disse...

O post tá perfeito, morri com o peru "Nem curto".

Corrine Fraga disse...

morri com a foto do peru."NEM CURTO" [3] adorei o post brunette (?)
o agradecimento do @omgcaio foi o melhor HSAUHSAUHSAUH